quinta-feira, 24 de maio de 2012

Vegetarianismo

Hoje vou falar um pouco sobre vegetarianismo, muitas pessoas tem curiosidades, sobre o q comem,  a diferença entre ovolactevegetarianos, veganos, crudívoros etc... 

Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves, etc), bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.  
(ref. Wikipédia.

Vamos aos tipos:


Vegetariano: o vegetarianismo inclui o veganismo e define-se como a prática de não comer carne (aves, peixe, ovelha etc.) nem seus subprodutos (bacon, salsicha, presunto etc.), com ou sem uso de laticínios e ovos. O vegetariano não come nada que implique em tirar a vida de um animal.  

Ovo-lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui ovos e leite (e derivados, como queijo, iogurte etc.) em sua alimentação. É o que eu e marido adaptamos à nossa rotina alimentar, acho q esse tipo é mais fácil de se seguir e o mais popular.
 
Lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui leite e derivados do leite (laticínios).

Vegano:  os veganos excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal.  Além de carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte etc.), excluem ovos, mel, gelatina etc. Os veganos evitam o uso de couro, lã, seda e de outros produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes etc. Mais um estilo de vida mas é possível segu´-la tbém com suas restrições.

Crudívoro: o crudivorismo admite apenas a ingestão de alimentos crus. Imagino no friozinho... sem poder comer nada quentinho...aiii

Frugívoro (ou frutívoro ou frutariano): sistema alimentar que admite apenas o consumo de fruas na alimentação.

Freegano - o freegano (uma corruptela deliberada da palavra vegano) come aquilo que encontra no lixo. São os q evitam gastar dinheiro com exploração de animais, têm objeções éticas a comer produtos animais que foram jogados fora.

Nenhum comentário: