segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cortisol



Testosterona Vs. Cortisol


Testosterona

Mais conhecido como o hormônio masculino, apesar de também ser produzido pelo corpo das mulheres, só que em uma quantidade significativamente menor, a Testosterona é o hormônio mais anabólico que existe, é ele que dar a o homem características como barba, voz grossa e força imensamente maior do que nas mulheres, isso explica por que a mulher em condições normais não conseguem níveis de hipertrofia iguais aos dos homens.

A Testosterona é o nosso maior aliado na luta pelo corpo desejado tendo papel importantíssimo na síntese proteica, ele se apresenta em maiores níveis a noite durante o sono (por isso que tanto falamos na importância do sono para quem tem objetivos na musculação), e apresenta menores níveis em horas de estresses físicos e mentais quando entra o nosso maior vilão o Cortisol.

Cortisol

O Cortisol é um hormônio também produzido pelo nosso corpo e é conhecido como o hormônio do estresse. Níveis altos de Cortisol significam níveis baixos de Testosterona colocando assim o nosso corpo em estado catabólico. O cortisol é produzido ao longo do dia pelo nosso corpo ele age contendo a síntese proteica e apresenta os seus maiores níveis em horários de estresse tanto físico quanto mental, este é um dos motivos pelo qual recomendamos que não deixe o seu treino durar por mais de uma hora, quando iniciamos o treino estamos com a testosterona em alta e o cortisol em baixa com o desenrolar do treino essa situação vai se invertendo.

Os menores níveis de Cortisol é apresentado exatamente quando a Testosterona está em alta, por isso que falamos que treino é catabólico (eleva os níveis de Cortisol), e o sono é anabólico, pois eleva os níveis de Testosterona. Portanto, controle o seu Cortisol não deixando com que ele atrapalhe a ação da Testosterona, não atrapalhado assim os seus resultados nos treinos.

Fonte: PROFº. ELISSANDRO MARTINS

Nenhum comentário: